|
|||||||
|
Você está em tratamento ortodôntico vai todo mês ao dentista se sente confortável que seus dentes estão livres de cárie.
Primeiro vou começar dizendo que o aparelho fixo dificulta a higienização aumentando o risco de cárie. Durante a manutenção ortodôntica o cirurgião dentista vai avaliar o posicionamento do dente e a higiene do paciente, ele não procura cárie, mas claro que quando ele observa um dente cariado ele encaminha para restauração. Portanto investigar cárie não é somente dar uma olhadinha, é necessário um exame clínico minucioso, exames radiográficos, pois muitas vezes as cáries estão ocultas. Cárie é uma doença infecto contagiosa, assim como toda doença é necessário um diagnostico para confirmar a sua existência. Para o diagnóstico da cárie é necessário exames complementares que em uma consulta de manutenção ortodôntica não são realizados. Esses exames são realizados em uma consulta odontológica inicial, pois em consultas de emergência também não são realizados, nem durante uma limpeza oral. Dentre o exames para diagnostico de carie temos: O exame clínico, onde o cirurgião dentista irá secar os dentes do paciente um jato de ar e com auxilio de um espelho irá observar os dentes, ele investiga alterações de cor, formato, e cavidades presentes nos dentes, quando observa uma alteração de coloração no dente é necessário o auxílio de um instrumento com uma ponta ativa bem fina no qual irá raspar no dente para observar se o dente sofre descamação, se faz um buraquinho no dente. O exame fotografias intra oral, onde o cirurgião dentista com a ajuda da tecnologia com câmeras intra oral de altíssima resolução consegue ampliar o dente e observar pequenas alterações de coloração nos dentes, esse exame é muito útil para observar cáries ocultas que muitas vezes ficam entre os dentes abaixo do ponto de contato. Radiografia oral, onde o cirurgião dentista consegue observar alterações de coloração dos dentes que mostram a presença de cáries ocultas, as radiografias também mostram o tecido ósseo que suporta os dentes, e observando esse tecido o cirurgião dentista vai avaliar e existência de infecções dentais. Pela radiografia o cirurgião dentista consegue também observar a presença de cálculo dentário. Escaneamento intra oral, onde o cirurgião dentista com o auxílio de uma câmera intra oral consegue digitalizar a boca do paciente em 3 dimensões e através de software de computador mostrar para o paciente o posicionamento dos dentes. Portanto para investigar cárie dentária é necessário um consulta odontológica, no mínimo uma x ao ano.
https://www.youtube.com/watch?v=cx6CdVg4t2s https://www.facebook.com/consultoriolais/videos/776889209678651 https://www.instagram.com/tv/CO-qReUjqUE/ Lais Helena Frias Ferraz Parolari - Cirurgiã Dentista (CRO MT 3362) YouTube: https://www.youtube.com/laishelenaparolari Facebook: https://www.facebook.com/consultoriolais Instagram: https://www.instagram.com/laishelenaparolari TikTok: https://www.tiktok.com/@laishelenaparolari |
|
Site desenvolvido por empresanotopo.com.br |