O que um Dente Estragado pode causar?
Saiba dos riscos se não tratá-los

Você está com um dente danificado e quer saber quais são os riscos de manter esse dente assim na boca?

Primeiro vou começar falando o que pode danificar o dente.

- Cárie dental: É uma doença que acontece nos dentes devido a ação de bactérias.
- Trauma: É uma fratura no dente devido a um acidente, pancada.
- Erosão: Desgaste nos dentes devido a ação de alimentos, e escovação.

Agora vou falar sobre a estrutura dos dentes.

Os dentes possuem 3 camadas:

- O Esmalte do Dente, que é a porção mais externa.
- A Dentina que é a camada de da o formato do dente.
- A Polpa que é a porção mais interna do dente, um parte oca preenchida por um nervo uma artéria e uma veia.

O Esmalte do Dente é responsável pela proteção do dente, quando ele é danificado ocorre a exposição da Dentina que é porosa e facilmente desgastada.

As bactéria podem penetrar pelas porosidades da dentina e chegar até a Polpa do Dente provocando uma inflamação no dente, quanto mais próximo a polpa maior o risco de inflamar o dente.

O organismo tenta se defender das bactérias, mas quando a quantidade de bactérias é muito grande o organismo não consegue mais se defender e começa um processo que chamamos de necrose. Pensa em uma fruta, quando a fruta está sadia ela está brilhante e firme, e com o tempo ela sofre a ação de microrganismos e começa a se decompor.

Assim acontece com a polpa ela vai se decompondo devido a ação das bactérias provocando uma infecção no dente e no osso que suporta o dente.

Essa infecção pode ser aguda com a formação de pus e inchaço do rosto e muita dor.

E pode ser crônica, lenta durar dias, meses ou até anos, sendo silenciosa, a pessoa não sente dor, ou quando sente é uma dor que passa com um analgésico.

E em algum momento essas bactérias que estão provocando essa infecção pode entrar na corrente sanguínea percorrer todo o corpo e se alojar em outro órgão, que geralmente é o coração, ou até mesmo o cérebro, e provocar infecções graves.

Portanto vai depender muito do tamanho do dano que o dente sofreu. A urgência de procurar um cirurgião dentista.

O que um Dente Estragado pode causar? Saiba dos riscos se não tratá-los
O que um Dente Estragado pode causar? Saiba dos riscos se não tratá-los https://www.youtube.com/watch?v=HIH0tikewUM