Dentes Ásperos
Entenda por que temos a sensação de Dentes Ásperos

Você já sentiu uma sensação que seus dentes estão ásperos?

A rotina do dia a dia é muito dinâmica e alguns momentos quando percebemos já é de noite, muitas vezes nem lembramos de tomar água, imagina se iriamos lembrar de escovar os dentes. Mas no fim do dia sentimos uma sensação de que os dentes estão ásperos, isso acontece devido ao acúmulo do biofilme dental sobre os dentes.

Biofilme dental é também conhecido como placa bacteriana é uma película formada por bactérias, quando uma bactéria se adere a superfície do dente em algumas horas essa bactéria começa a se multiplicar e libera substancias que vão atrair outras bactérias a se unir a ela, formando assim o biofilme dental.

No início esse biofilme é incolor, ele é uma película bem fina aderida ao dente, mas com o passar de horas ou dias ela vai ficando mais espesso e com aspecto esbranquiçado, como eu falei anteriormente as bactérias presentes no biofilme produzem substancias sinalizadores que atraem outras bactérias a se unirem ao biofilme tornando assim um aglomerado de bactérias de vários tipos.

Essas bactérias presentes no biofilme dental podem se desprender do biofilme e em situação onde o paciente encontra-se debilitado elas podem ir para os pulmões se alojar neles e provocar pneumonias, as bactérias podem também entrar na corrente sanguínea e chegar até o coração e o cérebro.

Portanto é muito importante a higiene oral.

Quando estamos doentes não temos animo para escovar os dentes, e acaba que muitas pessoas negligencia a higiene oral e é onde mora o perigo, pois uma higiene oral deficiente em uma pessoa debilitada pode piorar o seu estado de saúde.

A muito comum uma pessoa internada em hospital, depois de muitos dias de internação apresentar pneumonia, e já existem estudos que mostram que a higiene oral em paciente internados reduz o risco a pneumonias desses pacientes, tem hospitais que conseguiu zeras o risco de pneumonia nosocomial.

Pensando agora na doença que estamos enfrentando a covid-19, você já ouviu dizer que muitas vezes o paciente com covid-19 apresenta pneumonia bacteriana, e que é muito difícil tratar essa pneumonia, e que muitas vezes custa a vida do paciente, a pessoa com covid-19 encontra-se debilitada, ela sente uma fadiga enorme, e deve ser bem comum negligenciar a higiene oral.

Mas agora você já sabe a importância de uma boa higiene oral para evitar que uma bactéria da boca chegue aos pulmões e provoque uma pneumonia.

Agora quando você sentir seus dentes ásperos já sabe que é um sinal que a sua higiene oral não foi eficiente e corra escovar seus dentes.

Mas se você escova e seus dentes continuam ásperos procure um cirurgião dentista pois esse biofilme pode ter mineralizado e ter se tornado rígido, formando o cálculo dentário, o chamado tártaro. E para remoção dele somente com uma profilaxia oral, a limpeza dental realizado pelo dentista.

Dentes Ásperos Entenda por que temos a sensação de Dentes Ásperos
Dentes Ásperos Entenda por que temos a sensação de Dentes Ásperos https://www.youtube.com/watch?v=_LjDmeSKtH8