Como saber se é necessário o Tratamento de Canal?
Endodontia - Tratamento Endodôntico

O tratamento de canal é um procedimento odontológico no qual o cirurgião dentista realiza a limpeza e obturação do canal radicular.

Pare entender o melhor vou explicar como o dente é composto:

Você pode observar que o dente é oco por dentro, pois na imagem o que podemos ver é a porção mineral do dente, dentro dessa parte oca existia a porção orgânica do dente que era composta por uma artéria uma veia e um nervo, essa seria a parte viva do dente.

Quando as bactérias da cárie dentária chegam nessa porção viva do dente elas provocam uma reação inflamatória que resultam em dor e necrose (a morte) dessa porção orgânica do dente, essas bactérias vão se multiplicando pelo canal das raízes do dente e chegam no osso que suporta o dente provocando infecção nesse osso que provoca uma reabsorção óssea.

Essa infecção pode ser lenta sem muitas vezes provocar dor, ela pode ficar silenciosa por muito tempo, até por anos e quando a imunidade da pessoa cai, essa infecção pode aumentar e se tornar perceptível.

O esvaziamento da câmera pulpar e canais radiculares do dente, e através de instrumentos rotatórios que removem a parte orgânica e uma camada mineral promovendo a limpeza e eliminação das bactérias presentes, após esse procedimento de limpeza se realiza e obturação dos canais radiculares para que os mesmos fiquem vedados impedindo a entrada de bactérias.

Depois de obturar a raiz do dente é necessário reconstruir a parte danificada do dente por meio de uma restauração, uma reconstrução ou uma coroa.

Vale ressaltar que o dente tratado canal se torna mais frágil uma vez que se remove a porção orgânica do dente ele se torna mais friável “ressecado” podendo fraturar mais facilmente. Eu gosto de comparar ao galho de uma arvore quando temos um galho verde ele possui uma resiliência, você pode entortar sem que ele se quebre, agora tente entortar um galho seco, ele é mais ressecado, perdeu essa resiliência e irá fraturar.

Como saber se é necessário o Tratamento de Canal? Endodontia - Tratamento Endodôntico https://www.youtube.com/watch?v=75AlifPNrTY