Faz Canal em Dente de Criança?
Afinal Dente de Leite precisa de Tratamento de Canal?

Muitas pessoas pensam que os dentes de leite não precisam de cuidados especiais, pois eles vão cair e ser substituídos pelos dentes permanentes. No entanto, isso é um grande engano, pois os dentes de leite têm funções essenciais para o desenvolvimento da criança, como:

- Auxiliar na mastigação e na digestão dos alimentos;
- Estimular o crescimento dos ossos da face e da arcada dentária;
- Facilitar a fala e a pronúncia das palavras;
- Manter o espaço adequado para a erupção dos dentes permanentes;
- Contribuir para a autoestima e a estética da criança.

Por isso, os dentes de leite devem ser cuidados desde cedo, com hábitos de higiene, alimentação saudável e visitas regulares ao dentista. Assim, é possível prevenir problemas como a cárie, que é a principal causa da necessidade de tratamento de canal em dente de leite.

O que é o tratamento de canal em dente de leite?
O tratamento de canal em dente de leite, também chamado de endodontia, é um procedimento que visa preservar o dente que está infectado ou inflamado na sua parte interna, onde fica a polpa dentária. A polpa é o tecido vivo que contém os nervos e os vasos sanguíneos do dente, e que pode ser afetada por cáries profundas ou traumas (como quedas ou batidas).

Quando a polpa está comprometida, o dente pode apresentar sintomas como:

- Dor intensa e persistente, que pode irradiar para outras regiões da face;
- Sensibilidade ao frio, ao calor ou ao toque;
- Alteração de cor, ficando mais escuro ou amarelado;
- Inchaço na gengiva ou na bochecha;
- Presença de pus ou fístula (bolinha de pus) na gengiva próxima ao dente.

Se não for tratado, o dente de leite infectado pode causar complicações mais graves, como:

- Abscesso dentário, que é uma coleção de pus dentro ou ao redor do dente, que pode se espalhar para outras partes do corpo;
- Perda óssea, que pode prejudicar o desenvolvimento da arcada dentária e a erupção dos dentes permanentes;
- Perda precoce do dente de leite, que pode provocar o fechamento do espaço, dificultando a entrada do dente permanente, e causando problemas de oclusão (mordida) e de alinhamento dos dentes;
- Infecções sistêmicas, que podem afetar órgãos vitais, como o coração, os rins e o cérebro.

Portanto, o tratamento de canal em dente de leite é uma medida necessária e benéfica para a saúde da criança, pois elimina a infecção, alivia a dor, mantém o dente na boca e evita problemas futuros.

Faz Canal em Dente de Criança? Afinal Dente de Leite precisa de Tratamento de Canal? https://www.youtube.com/watch?v=uFqZMp__Y6U